Após polêmica com cantoras, Google muda o significado de “mulher-solteira” e “patroa”

Anitta e Luísa Sonza foram o chamariz para que a mudança ocorresse

Nesta quinta-feira (17), o Google alterou o significado das palavras “patroa” e “mulher-solteira” do seu servidor, após a polêmica oriundos dos comentários proferidos pelas cantoras Anitta e Luísa Sonza. Na semana passada, as cantoras se posicionaram a respeito dos resultados encontrados dos termos pesquisados.

Anitta expôs que “patroa” tinha como definição “mulher do patrão” ou “dona de casa”, no entanto, “patrão” era tido como “proprietário ou chefe de um estabelecimento privado comercial”. Após o comentário, o Google colocou a mesma definição, porém, no feminino. Já Sonza expôs que o significado de “mulher-solteira” era “prostituta, meretriz”.

O Google fez um comunicado à imprensa:

“Trabalhamos com conteúdo licenciado de dicionários parceiros para ajudar nossos usuários a encontrar de forma fácil informações sobre palavras na Busca. Não editamos nem removemos as definições fornecidas pelos nossos parceiros que são os especialistas em idiomas. No caso dos significados das palavras ‘patroa’ e ‘mulher-solteira’, a Oxford Languages, nossa parceira que trabalha com uma das editoras mais tradicionais de dicionários do Brasil, determinou que ambas definições não refletem mais o uso moderno da língua portuguesa falada pelos brasileiros e não são usadas o suficiente para para serem incluídas nos resultados de significados. As definições foram atualizadas pela Oxford Languages e as mudanças já estão refletidas nos resultados de dicionário exibidos na busca”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar